terça-feira, 19 de novembro de 2013

Entrevista com Karen Soarele

Oi gente =D
É com muita empolgação que voltamos esse quadro com uma das minhas escritoras, nacionais, favoritas. Karen Soarele – Autora de “Línguas de Fogo”, “A rainha da Primavera” e “Tempestade de Areia”.

Antes de começarmos nossas perguntas com a autora, irei falar um pouco mais sobre esse brilhante talento nacional. Karen tem 25 anos – Com cara de 18 – Nasceu em Assaí/PR e mora atualmente em Campo Grande/MG com seu marido. É autora de três obras, as quais vocês puderam ver a cima, fora contos publicados em coletâneas. Essa jovem empresaria conseguiu conquistar seu espaço na literatura nacional e recebe o carinho e apoio dos seus seguidores.


Vocês podem saber mais sobre essa grande autora no site oficial dela:
 www.karensoarele.com.br 


Obs: Hoje, Karen possui em sua pagina no Facebook “Crônicas de Myriade”, 2.150 seguidores.
Karen me deu permissão para enviá-la, por email, as perguntas, que com todo carinho elaborei. 

Com sua simpatia contagiante e educação – posso dizer que foi super “fofa” comigo. – Ela respondeu a todas as questões e não escondeu suas opiniões sobre assuntos importantes como: Situação do Jovem escritor no Brasil e Editoras nacionais que não dão chance aos novos talentos da literatura nacional. Espero que gostem dessa incrível entrevista *-----* 

S&E:     Pra começar quero ressaltar, novamente, que é um grande prazer te entrevistar. E já posso dizer que acabei me tornando seu fã. Pra começarmos gostaria de saber o que te levou a escrever “Línguas de Fogo” e se você imaginava que essa obra se transformaria em uma trilogia?

   Karen: Oi, Evandro! Também é um prazer enorme para mim! É uma honra estar aqui no Sangue & Esmeraldas.
O que me levou a escrever foi o puro desejo em compartilhar com os leitores toda a magia e a aventura do universo de Myríade, com a história que eu já tinha na cabeça. Desde o início sabia que seria uma série de cinco livros. Contudo, tive o cuidado de fechar bem o arco do primeiro livro, para não ficar a sensação de que falta alguma coisa, ao mesmo tempo deixando o gostinho de quero mais.

S&E:  Quais foram suas inspirações para criar seu primeiro livro? Você se inspirou em algum livro ou filme...?

Karen:  Existem muitos autores que eu admiro e são verdadeiras influências para mim, como Lewis, Rowling, Tolkien e Rodda. Mas não apenas os livros me servem de inspiração, como também filmes, jogos, RPG e até mesmo viagens maravilhosas que fiz e pessoas inesquecíveis que conheci.

S&E:    Assim que você teve a idéia de criar essa obra, você saiu contando para seus familiares e amigos, que estava escrevendo um livro? Se sim, me conte qual foi a reação deles.

     Karen: Faz bastante tempo que comecei a escrever e, no início, era tudo muito cru. Eu contei para meus pais e amigos, mas a história era tão enrolada que ninguém entendia! Depois disso, passei alguns anos reestruturando a ideia e transformando-a em uma leitura agradável. E o resultado, este sim, surpreendeu a todos.
      
     S&E:     Gostaria de saber qual é a importância, para sua vida literária, na questão de receber o apoio dos seus amigos e familiares. Foi essencial para você continuar a escrever essa estória?

     Karen: O apoio mais importante que recebi na minha carreira de escritora foi por parte do meu marido. Ele me acompanha em todos os momentos, é sempre o primeiro a ler os livros, enquanto ainda estou na fase de escrita, e contribui na organização dos eventos de lançamento. Além disso, é responsável pelas capas maravilhosas dos meus livros! Está ao meu lado nos momentos de angústia e de alegria e é meu maior incentivo! Sem todo esse amor, não sei se eu teria chegado onde estou.

     S&E:    O que você diria para os jovens talentos que estão começando a escrever agora e não sabem por onde começar?

     Karen: Não deixem que os problemas do dia a dia impeçam vocês de seguirem os seus sonhos. Batalhem, perseverem e esforcem-se muito! Problemas todo mundo tem, mas aqueles que conquistam seus sonhos são os que não permitem que essas dificuldades os desanimem. Então, mãos à obra! :)

      S&E:    Qual a sua opinião sobre as editoras nacionais que não apostam nos novos autores?

     Karen: Essa questão das editoras é um tanto complicada. É óbvio que elas preferem investir em um autor que já fez sucesso no exterior e, consequentemente, tem mais chances de ser dar certo por aqui também. Mas, por causa disso, elas perdem a chance de descobrir um novo talento. Vejam só o caso da Gutemberg: cresceu horrores por ter decidido publicar a Paula Pimenta, uma autora iniciante, que rapidamente se tornou best-seller!

     S&E:    Foi difícil publicar seu primeiro livro? Quais os desafios que um novo autor precisa enfrentar para publicar um livro?

     Karen: Dificuldades todos encontram, em qualquer profissão. Mas são elas que dão aquele gostinho de desafio, e a satisfação ao concluir uma etapa importante em nossas vidas. Para mim foi um pouco mais fácil porque eu já tinha estudado produção gráfica dentro da faculdade de publicidade e propaganda, e também já trabalhava para o mercado editorial como ilustradora, então eu já tinha alguma noção de quais desafios eu teria pela frente. Mesmo assim, cada novo evento, cada nova entrevista para a mídia é uma grande aventura!

     S&E:    Quais seus escritores nacionais e internacionais favoritos?

     Karen: Além dos já citados Lewis, Rowling, Tolkien e Rodda, gosto bastante de Paulo Coelho, Fábio Yabu e Eduardo Spohr. Vale comentar também que um dos livros que mais me incentivou a escrever foi a autobiografia do meu padrinho, já falecido. Existem histórias reais que nem mesmo a mais fantástica ficção é capaz de oferecer.

      S&E:     Qual, ou quais livros você nos indicaria?

     Karen: Indico todos esses autores que já citei! E indico também Menina de Vinte, de Sophie Kinsella. Além de ser super, hiper, mega engraçado, esse livro nos ensina a valorizar as pessoas antes que seja tarde demais.

     S&E: Karen foi um prazer, mais uma vez rsrsrs, ter esse papo com você. Espero ansiosamente as suas respostas. Espero que tenha gostado das perguntas. E como ultima pergunta gostaria que você deixasse uma mensagem de conselho para os jovens talentos que estão buscando o apoio de alguma editora para a publicação de seu livro. O que fazer quando tudo não está dando certo?

     Karen: Aos autores que estão arrancando os cabelos por não encontrarem uma editora para publicar seus livros, eu aconselho calma. A publicação, qualquer que seja, exige organização e planejamento. Muitos autores talentosos não são valorizados logo no início, mas não se desesperem. O reconhecimento vem com o esforço, e tudo acontece na hora certa. O mais importante é ter persistência e acreditar em seu próprio trabalho. Também muita humildade e amor no que faz. Desejo sucesso a vocês, e muita alegria!




Nenhum comentário:

Postar um comentário